terça-feira, 6 de março de 2018

PROJETO RÁDIO ESCOLA DA AFONSO


Justificativa
Para Paulo Freire (1987) a comunicação transforma seres humanos em sujeitos na medida em que é vista como um processo da comunicação, uma construção partilhada do conhecimento mediada por relações dialógicas entre os homens e o mundo, essa abordagem de comunicação implica numa reciprocidade que não pode ser rompida e seu conteúdo não pode ser apenas comunicado de um sujeito a outro, mas sim ter um significado significante para ambos os sujeitos.
E neste contexto podemos destacar a rádio como um veículo de comunicação de grande atuação social, pois através desta mídia, pessoas das mais diferentes classes sociais, culturais e econômicas tem acesso a informação e ao entretenimento. É sem dúvida um veículo democrático e tem um papel importante na construção de conhecimentos. Na escola a rádio poderá ampliar a comunicação entre escola e aluno, desta forma concretizar o processo de ensino-aprendizagem, por meio de estratégias tais como: uso adequado da voz, utilização de recursos de áudio para facilitar a construção de conhecimento, e incentivar a criatividade do educando, além de possibilitar o trabalho em equipe e uma aprendizagem colaborativa.

Objetivo Geral
Estimular à comunidade escolar Afonso Bedinot a manutenção dos enunciados na rádio com o objetivo de utilizar a mesma como ferramenta pedagógica, entretenimento e informativa.
Objetivos Específicos
Fazer da rádio um instrumento pedagógico que possibilite a realização de trabalhos em grupo que desenvolvam a criatividade e o senso crítico dos educandos.
Exercitar a oralidade, a escrita na elaboração e apresentação das notícias, para que os educandos possam desenvolver com clareza suas ideias.
Propor programas que sejam produzidos de maneira interdisciplinar para que possamos integrar  os professores, alunos e comunidade escolar em geral.
Procedimentos/Metodologia
Organizar oficina com professores e equipe para que possam vivenciar e experimentar como se elabora, produz e apresenta um programa de rádio. Num segundo momento serão realizadas ofocinas com os grupos de alunos  educandos que participam do projeto.
 Etapas e ações
Definição dos funcionários e professores da escola que coordenaram a rádio na escola;
Levantamento de alunos interessados em aderir ao projeto de rádio e escola e as etapas para a definição dos grupos e o gerenciamento dos programas;
Escolha dos programas e temas que serão abordados na rádio;
Organização de horários para apresentação da programação na rádio.
 Articuladoras do projeto:
Ricardo Oliveira Lummertz (Professor de História e Geografia)
Luzia Rodrigues da Costa (Diretora da Escola)
Cloreci Ramos Matos (coordenadora da sala informatizada)
Assessoria:
Professores: Elizabeth, Luana, Delvana, Lucélia, Willian, Geovana, Débora, ...
Alunos do Ensino Fundamental (6° ao 9° Ano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...