sexta-feira, 19 de maio de 2017

Curso de Capacitação aos Professores da Rede Municipal de Ensino

A área da educação nem sempre é cercada por sucessos e aprovações. Muitas vezes no decorrer do ensino, nos deparamos com problemas que deixam os alunos paralisados diante do processo de aprendizagem. Profissionais da educação e estudantes têm convivido cada vez com mais frequência, com algo que compromete a vida escolar dos mesmos: as dificuldades de aprendizagem. Apesar de toda a controvérsia quanto ao assunto, à prática nos aponta para dois fatos inegáveis: esse problema deve-se a diferentes fatores isolados ou associados entre si, e somente a avaliação e intervenção precoce das dificuldades, podem levar ao sucesso do ensino/aprendizagem. O papel da escola nesse e em muitos outros sentidos na vida das crianças, ultrapassa o âmbito pessoal e se reflete no crescimento da sociedade como um todo.
Diante de tais problemáticas constatadas no campo vivenciado, surgiu a necessidade de intervenções diferenciadas visando, sobretudo, a construção de um ambiente de aprendizagem motivador e com experiências positivas.
A partir desta perspectiva, elaborou-se um projeto de capacitação para os professores da Rede Municipal de Mampituba, com o seguinte tema: Dificuldades de Aprendizagem e Inclusão Social na Prática. Os objetivos principais do Curso foram: auxiliar os educadores, principalmente os que vivenciam em sua prática em sala de aula, momentos de dúvidas e incertezas na abordagem de alunos com dificuldades de aprendizagem ou que possuam alguma deficiência, assim como elaborar um novo entendimento sobre o assunto e, sobretudo, discutir estratégias possíveis na prática para facilitar o processo de aprendizagem.
O projeto do Curso de Capacitação foi posto em prática com total apoio da Secretaria Municipal de Educação, no último final de semana, dias 12 e 13.Ministrado pelo profissional Elder Gonçalves, psicólogo especialista na área, que generosamente, compartilhou seu imenso conhecimento teórico/prático com todos. Foram dois dias de muito sucesso e aprendizado, resultando na satisfação e evolução tanto profissional quanto pessoal dos envolvidos.
            “Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais amplo da palavra.” Anísio Teixeira. Gislane Carlos Pereira Psicóloga Educacional 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...