segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Semana da Pátria

   O início da semana da pátria ocorre em 01 de setembro e vai até o dia 07 de setembro, durante esta semana é lembrada a história da independência do Brasil.
   A independência do Brasil ocorreu em sete de setembro de 1822, porém para alcançar essa conquista, o Brasil passou por diversas mudanças que permitiram que isso ocorresse.
   Começando pela vinda da Família real para o Brasil,quando em 1808, Dom João VI deixou Portugal com sua família fugindo com medo da invasão de Portugal pela França, liderada pelo exército de Napoleão, que possibilitou que o Brasil de desenvolvesse, uma vez que se tornou a sede da corte Portuguesa.
   Aqueles que ficaram em Portugal ficaram descontentes e começaram a pressionar Dom João para seu retorno a Portugal, que acabou ocorrendo tempos depois. Porém Dom João deixou seu filho, o príncipe Regente Dom Pedro no comando do Brasil, tentando agradar os dois países.
   Após assumir o comando, Dom Pedro percebeu que o interesse de Portugal era exportar os recursos do Brasil, tornando-o novamente uma colonia e resolveu tomar decisões que fossem mais favoráveis ao país, ganhando assim apoio do povo e da elite. 
   Portugal então pressionou Dom Pedro a voltar para Portugal de forma imediata e determinou que representantes portugueses assumissem o governo, porém os fazendeiros e comerciantes mais influentes no Brasil, vendo o risco de perder as vantagens obtidas no governo de Dom Pedro, fizeram um grande abaixo assinado pedindo que Dom Pedro continuasse no Brasil e declarando o seu apoio e também iniciando as conversas sobre a independência.
   Em 9 de janeiro de 1822, ao receber o abaixo assinado, Dom Pedro declarou que continuaria no Brasil, através da frase " Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!", passando aquele a ser conhecido como o Dia do Fico.
   Dom Pedro então nomeou para o governo aqueles que apoiavam e eram a favor da independência do brasil perante Portugal e determinou que todas as ordens vindas de Portugal teriam que passar por sua aprovação.
 Portugal então se revoltou e mandou um comunicado exigindo o retorno imediato de dom Pedro sob ameaça de invasão militar. Dom Pedro, que estava em viagem, recebeu o ultimato e achou inaceitável, e a margem do Rio Ipiranga soleou a independência do Brasil através do chamado grito do Ipiranga! " Independência ou morte?".
 Após a declaração de independência, dom Pedro foi coroado imperador do Brasil tornando-se Dom Pedro I. Somente após algum tempo o Brasil foi reconhecido como soberano e Portugal exigiu pagamento de uma indenização para reconhecer o Brasil como País. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESCOLA AFONSO REALIZA PRIMEIRA ASSEMBLEIA DE PAIS 2020

No dia 14 de março/2020 reuniram se nas dependências da escola, pais, professores e funcionários para a primeira Assembléia de pais e Abertu...